OLA

RELIGIÃO FEITA COM MALDADE.

Bom gente vim hoje falar de um assunto que acho chato ate de falar pois alguns se identificaram outros identificaram pessoas assim.
Tenho uma grande tristeza em ver pessoas que usam suas entidades para se favorecerem ou ganharem prestigio fama dinheiro ou no caso que vou mencionar hoje um amor talvez.

Esta amiga a pouco tempo atraz visitou um ile aparentimento muito firme solido.Mas na minha opinião não era uma casa solida pois ao entrarem neste ile sua vida começou a caminhar para traz brigas em casa discusao problemas com saude dinheiro e tudo que so se encontra em um lugar que não posso dizer tenham entidades falsas mas sim pessoas aproveitadoras que usam sua religiao para se promoverem ,bom voltando ao assunto não dirou muito tempo e o casal acabou não se suportando o marido desnumbrado e tendo a maior fe na quelas entidades começou a fazer tudo que aquela entidade mandava ou aconselhava,pois oq o pai ou mae de santo falava a entidade assinava em baixo chegando ao ponto de uma entidade mandar que ele não cumprisse com suas obrigaçoens em casa de cuidar da familia e guardar o seu dinheiro para si mesmo.
Bom o marido fez isso e deu no que deu eles se separam ela não o suporta e ele a agora a quer mais doque tudo mas oque fazer agora nada pois ela tem seu orgulho e a certeza de que o pai ou mae de santo esta apaixonado pelo ex marido dela.
Bom mas dai vocês se perguntam Daniela oque interfere isto na religiao ,muito pois sao estas pessoas incapazes que conquistar um amor de verdade estragam uma familia um lar não digo amor pois eu acredito que o verdadeiro amor não se separa são pessoas de fundamento errado e eu que acredito na nossa religião e nos orixas devo dizer que mais cedo ou mais tarde o grande pai Oxala vai olhar para esta pessoas e vai devolver para oque esta pessoa fez .
Hoje em dia esta mulher reconstruiu sua vida trabalha encontrou uma mae de santo que a ajudou e uma pessoa que ama de verdade.
Vai meu recado para esta pessoa e sua entidade maldosa nao percam tempo fazendo o mal pois tudo que vai volta e um dia vai voltar.
!!!!!!!!!!axe!!!!!!!!

terça-feira, 27 de março de 2012

ORIXA LOGUN-EDE

                                                       


Logun-Edé, chamado geralmente apenas de Logun, é o ponto de encontro entre os rios e florestas, as barrancas, beiras de rios, e também o vapor fino sobre as lagoas, que se espalha nos dias quentes pelas florestas. Logun representa o encontro de naturezas distintas sem que ambas percam suas características. É filho de Oxóssi com Oxum, dos quais herdou as características. Assim, tornou-se o amado, doce e respeitado príncipe das matas e dos rios, e tudo que alimenta os homens, como as plantas, peixes e outros animais, sendo considerado então o dono da riqueza e da beleza masculina.

Tem a astúcia dos caçadores e a paciência dos pescadores como principais virtudes.
Dizem os mitos que sendo Oxóssi e Oxum extremamente vaidosos, não puderam viver juntos, pois competiam pelo prestigio e admiração das pessoas e terminaram separando-se. Ficou combinado entre eles que Logun-Edé viveria seis meses nas águas dos rios com Oxum e seis meses nas matas, com seu pai Oxóssi. Ambos ensinariam a Logun a natureza dos seus domínios. Ele seria poderoso e rico, além de belo.
No entanto, o hábito da espreita aprendido com seu pai, fez com que, um dia, curioso a respeito da beleza do corpo de sua mãe, de que tanto se falava nos reinos das águas, Logun-Edé vestindo-se de mulher fosse espiá-la no banho. Como Oxum estivesse vivendo seu romance com Xangô, tio de Logun, e Xangô tivesse exigido como condição do casamento que ela se livrasse de Logun, Oxum aproveitou a oportunidade para punir Logun com sua transformação num orixá meji (hermafrodita) e abandoná-lo na beira do rio. Iansã o encontra, e fascinada pela beleza da criança leva Logun para casa onde, juntamente com Ogum, passa a criá-lo e educa-lo.

Com Ogum Logun-Edé aprendeu a arte da guerra e da forja e com Iansã o amor à liberdade. Diz o mito que Logun tinha tudo, menos amor das mulheres, pois mesmo Iansã, quando roubada de Ogun por Xangô, abandona Logun com seu tio, criando assim um profundo antagonismo entre Xangô e Logun, já que por duas vezes Xangô lhe tira a mãe.

Em outro episódio Logun vai brincar nas águas revoltas (a deusa Obá, também esposa de Xangô) e esta tenta matá-lo como vingança contra Oxum que lhe fizera uma enorme falsidade. Oxum, vendo em seu jogo de búzios o que estava sucedendo com seu filho abandonado, pede a Orunmilá que o salve e este, que sempre atendia às preces da filha de Oxalá, faz uma oferenda a Obá que permite então que os pescadores salvem Logun-Edé, encarregando-o de proteger, a partir daquele dia, os pescadores, as navegações pelos rios e todos os que vivessem à beira das águas doces.
Logun nunca se casou , devido a seu caráter infantil e hermafrodita e sua companhia predileta é Ewá, que também vive, como ele, solitária e no limite de dois mundos diferentes.
• Cor: Azul e amarelo
• Número: 3
• Dia da semana: quinta-feira
• Comida: milho e coco, peixes
• Símbolo: ofá (arco e flecha) e abebê (espelho de mão)
• Saudação: Loci loci, Logun!

Nenhum comentário:

Postar um comentário